Mineração Morro do Ipê realiza último simulado de emergência neste sábado

0
232
Moradores de 12 bairros de Igarapé e São Joaquim de Bicas foram convidados a participar do simulado.

O quarto e último simulado de emergência da Mineração Morro do Ipê acontecerá neste sábado (29), a partir das 10h, e vai envolver moradores de 12 bairros de Igarapé e São Joaquim de Bicas. A realização dos simulados é uma obrigação legal e uma medida preventiva, que tem o objetivo de orientar a população sobre como agir em caso de uma emergência. De acordo com a Mineração, as barragens são consideradas estáveis e contam com monitoramento diário.

Os bairros incluídos na ação são: São Sebastião, Cidade Jardim, Novo Horizonte e Panorama, em Igarapé, e Campina Verde, Santa Rita, Casa Grande, Centro, Tereza Cristina, Boa Esperança, Santa Tereza e região industrial, em São Joaquim de Bicas.  Os órgãos públicos responsáveis por atuar em situações de emergência (Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, órgãos ambientais, Cemig e Copasa) também foram convidados a participar da simulação.

Para este simulado, uma sirene fixa instalada será testada. Até o fim de julho serão realizados os testes com os equipamentos definitivos. As datas serão ainda divulgadas.

Desde março, a Morro do Ipê promove a realização dos simulados de emergência na região de Igarapé. Até o momento, os treinamentos contaram com a participação de 54% dos moradores cadastrados de 13 bairros da zona de autossalvamento (ZAS). 

1º Simulado – 30 de março

Bairros: Aparecida, Candelária, Maracanã e Nova Esperança (Igarapé)

Participação de 72% dos moradores cadastrados

2º Simulado – 27 de abril

Bairros: Cidade Nova, Ouro Preto, Novo Horizonte, Miriti e Imperial (Igarapé)

Participação de 48% dos moradores cadastrados

3º Simulado – 1º de junho

Bairros: Jardim das Roseiras, Progresso, JK e Industrial (Igarapé)

Participação de 40% dos moradores cadastrados