Gado pisoteia plantações de área preservada em Igarapé

0
341
Dona de gado solta animais em área de preservação e moradores denunciam. (Imagem ilustrativa)

Moradores do bairro Vivendas Santa Mônica II, em Igarapé, estão revoltados com a falta de respeito com o meio ambiente. Por várias vezes eles denunciaram uma moradora que cria o seu gado e sempre solta os animais na Área de Preservação Permanente (APP). Recentemente, a Prefeitura de Igarapé plantou 1.314 mudas no local, além de ter realizado uma campanha de conscientização e mobilização dos moradores para preservação das espécies plantadas.

“O Meio Ambiente plantou várias mudinhas para o reflorestamento e o gado sempre vai e pisoteia tudo. Os moradores sempre estão lá cuidando delas e o morador que já foi notificado para não soltar o seu gado continua desrespeitando”, comentou um morador que não quis se identificar.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na data da preparação das covas foi solicitada à proprietária a retirada dos animais, porém, após o plantio, eles voltaram  a ocupar o espaço. Ciente do problema, a Igaratrans também foi acionada para apreender os animais, mas não obteve êxito, já que ao chegar ao lugar para a apreensão o gado não se encontravam mais na área.

A Prefeitura de Igarapé informou que diante das diversas denúncias sobre a invasão do local, a Secretaria de Meio Ambiente encaminhará a denúncia à Polícia Militar de Meio Ambiente, para que providências conjuntas sejam tomadas.