Leandro Barbado fala de candidatura à Prefeitura de Igarapé e opina sobre atual gestão

0
493

As especulações de candidatos para as campanhas eleitorais de 2020 já começaram. Em Igarapé, alguns nomes têm sido citados pela própria população, a maioria deles de pessoas que já estão inseridas na política, como vereadores e até mesmo ex-prefeitos. Em uma enquete realizada pelo Real Publicação em rede social, o vereador Leandro Barbado (PSL) foi um dos nomes citados pela opinião popular.

A história de Leandro Barbado como representante político começou pelo seu pai Norberto Barbado, que sempre esteve envolvido na política da cidade. De acordo com Leandro, o interesse pela atuação na área surgiu ainda na infância, com a visão de que poderia fazer mais pela sua cidade. Leandro Barbado já foi filiado a outros partidos, mas desde 2015 pertence ao Partido Social Liberal. Em 2016 Barbado se candidatou e foi eleito à Câmara Municipal de Igarapé.

Confira, na íntegra, a entrevista de Leandro Barbado ao Real Publicação

RP: Educação, saúde, segurança pública, assistência social e transporte. Para você, qual destes setores, atualmente, merece maior atenção em Igarapé?

Leandro Barbado: Todos os setores merecem o máximo de atenção no nosso município, contudo, sabemos que a educação é primordial para o desenvolvimento de uma sociedade no âmbito econômico, social e cultural. É a forma mais legítima de ascensão social, e, portanto, deve sempre ter uma atenção especial.

Através da educação podemos combater a criminalização e ainda ter um mercado de trabalho mais qualificado.

Como dito inicialmente, todos os setores, sem distinção, merecem o máximo de atenção e dedicação. Inclusive, desde o início do meu mandato tenho cobrado, incansavelmente, a melhoria no transporte público. Em diversas ocasiões fiz o uso do transporte intermunicipal e municipal para ouvir a demanda dos usuários, onde tive a oportunidade de sentir de perto o descaso com a população. Tenho buscado incessantemente, junto ao executivo municipal, as empresas responsáveis e alguns parlamentares, a melhora no nosso transporte público.

RP: Em relação à situação econômica do município, você acredita que o potencial total de Igarapé está sendo explorado?

Leandro Barbado: Já iniciamos diálogo com algumas empresas e com o executivo, visando à viabilização de um terreno para ampliação e construção de algumas empresas, podendo gerar mais de 300 empregos para o nosso município. Venho contando com o apoio dos vereadores Paulo e Hamilton.

Recentemente tive uma reunião com o ministro do turismo, Marcelo Álvaro, para viabilizar o desenvolvimento turístico do nosso município e melhorias na estrutura da Pedra Grande. É sabido que a cada cinco empregos gerados no Brasil, um é proveniente do turismo.

Acredito que podemos melhorar e muito o potencial econômico do nosso município, atraindo empresas e gerando empregos.

RP: Qual a sua opinião sobre a redução do número de vereadores na Câmara Municipal de Igarapé?

Leandro Barbado: Foi um projeto totalmente político, visando criar um conflito da sociedade com o legislativo municipal, onde os próprios autores sabiam que se tratava de um projeto inconstitucional, e, portanto não poderia em nenhuma hipótese ser aprovado.

A economia do dinheiro público sempre será a minha prioridade, como prova, fui o único vereador a votar contra o ajuste salarial dos vereadores e prefeito. Em contrapartida, os vereadores que apresentaram o projeto para a redução do número de vereadores, com a enganosa propaganda de economia do dinheiro público, votaram a favor do aumento salarial. Nesse ponto, questiono: Cadê a boa intenção dos autores desse projeto? Se de fato queriam economizar o dinheiro público, por qual motivo votaram a favor de aumentar o próprio salário? Acho bastante contraditório dizer que está apresentando um projeto para economizar dinheiro público e votar a favor do ajuste do próprio salário.

A intenção de promoção política ficou tão evidente que não bastasse apresentar um projeto inconstitucional, tendo como um dos autores um advogado o qual suponho conhecer a constituição, a apresentação ocorreu justamente um ano antes das eleições. Bom, se a intenção foi unicamente poupar dinheiro público, porque não foi apresentado no início do mandato? Para mim, nesse ponto, fica clara a intenção de promoção política perante a sociedade.

Ademais, a redução do número de vereadores não acarretaria em economia do dinheiro público, muito pelo contrário, o salário dos vereadores sofreria aumento. A verba destinada à câmara continuaria sendo a mesma, automaticamente ao reduzir o número de vereadores sobraria mais dinheiro e consequentemente ocorreria o aumento dos salários. Cadê a economia?

É como se tivéssemos um queijo que é fatiado para 13 vereadores, ocorrendo a redução do número de vereadores, o mesmo queijo seria fatiado para 09, ou seja, o tamanho do queijo (verba destinada a câmara) continuará o mesmo, porém as fatias serão maiores (salários dos vereadores mais altos).

Evidente a farsa da redução de custos e a intenção de propagar uma falsa esperança de economia pública. Acredito em boa representatividade, Igarapé está crescendo e se não fosse pelo empenho de diversos vereadores em buscar recursos públicos a situação financeira do município estaria pior. Temos bons vereadores, porém sabemos que nem todos desempenham seu efetivo papel. Contudo, cabe ao povo escolher e renovar a representatividade.

Por todos esses motivos, meu voto foi contrário, pois além de ser um projeto inconstitucional, não ficou comprovada a economia do dinheiro público.

RP: Atualmente, você acredita que o diálogo do Executivo tem sido claro tanto com a população quanto com o Legislativo? Você considera este contato importante?

Leandro Barbado: Com a população acredito que o diálogo do Executivo não tem se mostrado claro, por exemplo, a obra do córrego fundo está paralisada e o executivo não viabiliza informações para a população sobre o motivo. Nesse ponto, acredito que tem muito que melhorar.

Já em relação ao dialogo do executivo com o legislativo, algumas secretarias tem mantido uma comunicação transparente como Meio Ambiente, Saúde e Educação. Já as demais secretarias carecem de uma melhor comunicação com o legislativo.

RP: A sua candidatura é possível à Prefeitura de Igarapé em 2020?

Leandro Barbado: A minha candidatura ainda é incerta. É uma decisão que exige cautela e deve ser tomada com a consciência que exercer o cargo de chefe do executivo municipal com o nosso atual cenário econômico é tarefa árdua.

Contudo, acho importante termos um maior número de candidatos à prefeitura de Igarapé, isso proporcionará uma disputa mais coerente, justa e ainda concederá à população a chance de uma escolha mais consciente, baseada em diversas propostas e ideias, não baseada somente em dois lados, onde muitas vezes somos obrigados a escolher o “menos pior”.

Fico feliz com o apoio que tenho recebido do meu partido e de diversos moradores do nosso município. Isso me motiva a continuar fazendo o meu trabalho pautado na ética, buscando de forma incansável melhorias para a nossa cidade.

Quando minha decisão for tomada, naturalmente e com a devida publicidade chegará ao conhecimento de todos. Até lá, peço a Deus sabedoria e discernimento para tomar a melhor decisão para todos nós. Por fim, como um cidadão apaixonado por Igarapé, desejo que tenhamos bons candidatos na próxima eleição e que nossos eleitores façam uma boa escolha.

1 COMENTÁRIO