Dia D da campanha de vacina contra gripe acontece neste sábado

0
159
Especificamente neste dia, os postos de saúde abrem excepcionalmente no Brasil inteiro para imunizar todos os grupos prioritários. Foto: Anselmo UBL

No último dia 10 de abril, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Neste sábado (4), é o Dia D. Especificamente neste dia, os postos de saúde abrem excepcionalmente no Brasil inteiro para imunizar todos os grupos prioritários.

Até o dia 30 de abril, 21% do público-alvo foi imunizado. A meta do Ministério da Saúde é aumentar bastante essa porcentagem no fim de semana. Inclusive porque, segundo a programação original, a campanha não passa do dia 31 de maio e o objetivo é alcançar 90% de cobertura.

As puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) são a turma com mais alta taxa de vacinação: 38,8%. Elas são seguidas das gestantes (33,4%), indígenas (27,6%), crianças (26,4%), idosos (21,5%), trabalhadores de saúde (17,1%) e professores (14,2%).

Além deles, podem tomar o imunizante na rede pública:

• Indivíduos com mais de 60 anos

• Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas

• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

• População privada de liberdade

• Funcionários do sistema prisional

• Membros das forças de segurança (policiais e exército)

Além das vacinas, o Dia D conta com ampla divulgação sobre a gripe em si. Em cada estado, é possível que shoppings, estações de metrô e outros locais também ofereçam doses contra o vírus influenza.

Essa data especial é firmada bastante tempo antes do inverno – quando os casos da doença aumentam naturalmente – justamente para dar tempo de vacina surtir efeito.