Pintor igarapeense teve quadros expostos na Europa

0
432

Arthur Amaral Henriques é mais um filho ilustre que enche Igarapé de orgulho. Com 26 anos e apenas três dedicados à pintura, ele vivenciou, recentemente, a emoção de ter parte de seu trabalho exposto no exterior. O igarapeense representou o município no XXII Circuito Internacional de Arte Brasileira, realizado na Europa, em setembro do ano passado.

Duas das telas pintadas por Arthur integraram a mostra que reuniu obras de 80 artistas do Brasil no evento ocorrido em Roma, na Itália, na Áustria, em Viena e na Bratislava, na Eslováquia. A exposição itinerante permaneceu uma semana em cada uma das três cidades europeias.

História

O jovem igarapeense, que nasceu surdo, gosta de desenhar desde a infância. Mas após a perda do irmão Matheus, há cerca de quatro anos – a quem era muito apegado -,  Arthur abandonou os traçados do grafite sobre papeis e cartolina.

A mãe, Míriam Amaral Henriques, respeitou o período de reclusão, mas também não descuidou de incentivá-lo para a retomada do prazer pelo desenho. A tia materna, Mirna Pedrosa, que participa  de curso de pintura, reforçou o incentivo ao sobrinho. 

Há cerca de três anos Arthur voltou a usar a arte para expressar parte de seus sentimentos, por meio de traçados. Só que desta vez por meio de pinceis e tintas sobre telas.

A descoberta do novo talento ocorreu com a ajuda da professora de pintura da tia, Fátima Mirandda.  Quando Arthur Henriques procurou o ateliê da artista para retomar as aulas de desenho, ela resolveu apresentar-lhe a tela. “Ele apaixonou-se pelas tintas. Além do talento, Arthur tem muita vontade. Acredito que por ser surdo, ele canaliza toda sua energia para as telas. O interior brota, e o resultado é sempre surpreendente”, destaca a professora.

XXII Circuito Internacional de Arte Brasileira

O evento é promovido pela Colege Arte – entidade privada, com sede em Belo Horizonte, que ministra cursos de nível médio em pintura, escultura e artesanato.

O objetivo da entidade é identificar, selecionar e divulgar a riqueza e a diversidade da produção artística nacional, numa mostra itinerante de artistas brasileiros, selecionados por uma equipe de curadores.

O Circuito Internacional de Arte Brasileira conta com o apoio institucional do Setor Cultural das Embaixadas Brasileiras nos países sede da mostra e do Ministério das Relações Exteriores – Brasília

Homenagem 

Na noite de 8 de abril, a Câmara Municipal de Igarapé prestou uma homenagem ao pintor igarapeense, agraciando-o com uma Moção de Aplausos. A solenidade emocionou familiares e amigos de Arthur, que lotaram o plenário da casa para prestigiar a cerimônia de congratulações.

Durante a homenagem, o pintor foi lembrado por ser o bisneto de Miguel Henriques da Silva, um dos principais personagens da história da emancipação politico-administrativa de Igarapé, além de precursor de uma série de ações desenvolvimentistas no município.

Fonte: Prefeitura de Igarapé

1 COMENTÁRIO