Betim inaugura segunda sala de hidratação venosa para atender casos de dengue

0
324
Município enfrenta epidemia de dengue. Foto: Anselmo UBL

Na segunda-feira, 8, a Secretaria de Saúde de Betim inaugurou a segunda Sala de Hidratação Venosa para atender pacientes com casos confirmados de dengue, que funcionará nas dependências da UPA Teresópolis, localizada na avenida Belo Horizonte, 154, Jardim Teresópolis. A sala é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Hospital Evangélico. O atendimento será 24 horas.
  
A equipe será formada por 1 médico por plantão (12 horas), 2 enfermeiros dia, 1 enfermeiro noite, 3 técnicos de enfermagem dia, 3 técnicos de enfermagem noite, 1 técnico de laboratório noite, uma equipe de apoio dia e noite formada por 2 recepcionistas, 1 copeiro, 1 porteiro, 1 auxiliar de serviços gerais. A unidade terá capacidade prestar assistência para 150 pacientes por dia.

Qualquer pessoa que apresentar os sintomas da doença (febre alta, fortes dores de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, extremo cansaço, moleza e dores no corpo, náuseas e vômitos) deve procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) perto de sua residência. Para os casos mais graves, em que o paciente apresentar sintomas como dor abdominal intensa e sinais de hemorragia, a orientação é procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.

A primeira Sala de Hidratação Venosa continuará funcionando na Clínica da Asmube (rua Mato Grosso, 926, bairro Espírito Santo). O espaço funciona 24 horas para atendimento dos casos de dengue de baixa complexidade que são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), após avaliação clínica. A assistência é para usuários/pacientes com idade acima de 13 anos.   
A estratégia faz parte das ações de enfrentamento à dengue. As duas unidades irão atender enquanto durar o período de epidemia da doença no município.