Mineradora realizará simulados em Igarapé no dia 30

0
574

No sábado, 30 de março, a Mineração Morro do Ipê dará início, às 10h, aos simulados de emergência com os moradores dos bairros de Aparecida, Candelária, Maracanã e Nova Esperança. Placas dos Pontos de Encontro e Rotas de Fuga já estão sendo instaladas em bairros de Igarapé e São Joaquim de Bicas. A realização dos simulados é uma obrigação legal e tem por objetivo orientar a população sobre como agir em caso de uma emergência. De acordo com a Mineração, as barragens são consideradas estáveis, além do monitoramento diário.

Equipes da Morro do Ipê também estão na região para distribuição de material informativo com orientações para os moradores sobre a realização dos simulados. Órgãos públicos responsáveis por atuar em situações de emergência (Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, órgãos ambientais, Cemig e Copasa) também serão treinados na ocasião. Estão previstas ainda a realização de outras três simulações abrangendo as comunidades que precisam ser treinadas.

Por meio de nota, a empresa informou que cumpre todas as exigências da Agência Nacional de Mineração (ANM), realizando diariamente auditorias preventivas e enviando relatórios sobre a situação das barragens. Desde o início de 2018, a Morro do Ipê investe na modernização de tecnologias para substituição do modelo de barragem tradicional. A única barragem em operação da empresa, a B1 Auxiliar, será desativada nos próximos meses, quando começa a funcionar o sistema de tratamento de rejeitos de minério de ferro por meio de um processo de filtragem.  Trata-se de uma inovação tecnológica que elimina o uso de barragem de rejeitos e, claro, todos os riscos a ela associados.