1ª ExpoPet Betim será neste mês

0
619
Uma das atrações principais é o desfile de cães, que vai selecionar um pet para ser garoto propaganda. Foto: Divulgação

Para o lançamento oficial da Superintendência de Proteção e Bem Estar Animal (Sepa) de Betim, será promovida a ExpoPet. O evento, inédito na cidade, acontecerá em 30 de março, às 9h, no Parque Municipal David Gonçalves Lara. A programação é especial e completamente voltada para os cuidados com os animais.

Palestra sobre posse responsável, ação de educação ambiental, feira de mercado pet e feira de adoção, apresentação de cães da Guarda Municipal, espaço kids e área gastronômica estão confirmados. Também no dia, o Castramóvel estará instalado no Parque de Exposições para visitação .

Está previsto ainda um desfile de cães. Os interessados em inscrever o seu animal devem entrar em contato com a Sepa, pelo número 3531-2323. O animal vencedor será o garoto propaganda do próximo evento da superintendência e ganhará um lindo presente. As vagas para o desfile são limitadas.

“A iniciativa tem o objetivo de fomentar a indústria pet e unir empresas desse segmento aos tutores dos bichos de estimação. Expositores, apresentarão os lançamentos, entre produtos e serviços, do mundo animal, incluindo alimentação, saúde, moda, estética, entretenimento e outros”, explicou a superintendente Roberta Cabral. 

Instituição da Sepa

Em fevereiro de 2018, foi instituída a Superintendência Extraordinária de Proteção e Bem-estar Animal. A ideia partiu de um dos encontros com a comunidade, por meio do programa do Governo de Portas Abertas, em 2017. De acordo com o Decreto Nº 41.122, o principal objetivo da superintendência é criar políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.

Compete à Sepa a promoção da educação contra o abandono de animais; realização de castração de cães e gatos para controle produtivo; adoção de animais; parcerias com hospitais veterinários para atendimentos mais complexos; fiscalização junto à Polícia Militar Ambiental e ao Ministério Público, sobre maus tratos e abandono de animais, entre outras ações.

Sede própria

A sede da Sepa está sendo construída pela prefeitura em uma área interna do Parque Ecológico Felisberto Neves e será inaugurada ainda no primeiro semestre de 2019. As obras, custeadas com recursos oriundos de contrapartida da iniciativa privada, estão sendo executadas pela Empresa de Construções, Obras e Serviços (ECOS) de Betim.