Mineradora de Igarapé deve implantar sirenes e realizar simulados

0
409
Simulados devem acontecer nos próximos três meses, de acordo com o Ministério Público. Foto: Mineração Morro do Ipê

No último sábado (16), a Mineração Morro do Ipê se reuniu com representantes das comunidades de Igarapé, São Joaquim de Bicas e Brumadinho. Na oportunidade foi divulgado que nos próximos três meses a mineradora deverá promover simulados externos com a população. Nesse simulado, profissionais técnicos da Mineração vão explicar ações corretas e eficientes para momentos de evacuação e risco. A medida é preventiva, além de ser obrigatória, seguindo determinações do Ministério Público.

Emreunião, a analista de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Morrodo Ipê, Beatriz de Cássia Fontes, explicou que esses simulados serão repassados a aproximadamente 20 pessoas. Para a analista, o treinamento requer atenção, então não seria possível repassar para muitaspessoas de uma só vez.

Medidas de segurança

A população de Igarapé e os outros moradores da região da mineradora nunca receberam algum tipo de treinamento. Além disso, a cidade também não possui o sistema de sirenes, que é essencial caso haja situações de risco.

De acordo com a Morro do Ipê, as sirenes serão implantadas, mas não há uma previsão. A mineradora também estuda uma rota de fuga, que requer detalhes, mas que ainda não está concluída.

Na reunião, os representantes da Mineração e os vereadores de Igarapé, Caio Campos, Daniela Katherine e Leandro Barbado não souberam informar sobre a existência de um Plano de Contingência que seja condizente com uma cidade com mineradora. Representantes da Prefeitura de Igarapé não estiveram presentes, e também não responderam aos questionamentos sobre a Defesa Civil do município e a existência de um plano.