São Joaquim de Bicas realiza ciclo de formação para prevenção de violência intrafamiliar

0
216

Um grupo de multiplicadores formados por profissionais das áreas da saúde foi criado

O conceito de violência intrafamiliar consiste em uma relação de abuso que se desenvolve entre pessoas de uma mesma família (esposo, padrasto, enteados, pais, filhos, irmãos…). Estudos já apontam que indivíduos que passam sua infância e parte da vida adulta sofrendo com a violência intrafamiliar podem se tornar potenciais agressores na sociedade.

A prefeitura de São Joaquim de Bicas, entendo a seriedade que o tema pede, criou a primeira capacitação preventiva sobre violência intrafamiliar. A violência doméstica coloca a pessoa em um regime de medo e é importante nesses casos que ela receba ajuda e tratamento adequado, para ter condições de superar os eventuais distúrbios emocionais, físicos e psicológicos que sofreu ao longo da vida.

Por isso para a primeira capacitação preventiva sobre o tema na cidade, foi fomentado um grupo de multiplicadores formados por profissionais das áreas da saúde, educação, social e líderes comunitários. No total de quatro encontros, foram tratados temas ligados á violência doméstica, ao desenvolvimento humano, a sexualidade infantil e a violência sexual. Na oportunidade também foram abordados a importância do Protocolo de atendimento e assistência às crianças e adolescentes em situação de violência sexual e a fundamental relevância do trabalho em rede no enfretamento á violência intrafamiliar.

Para o prefeito da cidade, Guto Resende, essa capacitação é de extrema relevância para o município: “A violência intrafamiliar, que atinge nossas crianças e adolescentes, precisa ser retirada do contexto de invisibilidade e silenciamento, pois só assim conseguiremos criar políticas públicas efetivas para esse problema”.