Obras do Hospital da ICISMEP, em Igarapé, serão concluídas em 2019

0
940

Unidade atenderá 43 municípios conveniados

As obras do hospital da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – ICISMEP – estão em fase adiantada em Igarapé. A obra está sendo feita com recursos do governo federal, por meio do Ministério da Saúde. A contrapartida da ICISMEP é de 10% de recursos próprios.

De acordo com a ICISMEP, a obra do hospital está no estágio de superestrutura, e nesta semana será feita a quarta laje do primeiro pavimento. “Isso significa que a parte mais difícil e demorada está chegando ao fim. Está dentro do cronograma e a previsão é de finalizar em meados de 2019. Porém a inauguração está prevista para o início de 2020, uma vez que depois de finalizada a obra é preciso equipar o hospital para seu pleno funcionamento”, informou a instituição por meio de nota.

O hospital da ICISMEP em Igarapé vai atender a população de todos os municípios consorciados, dentro das especialidades em que atua (angiologia, cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, além de dezenas de tipos de exames de imagem). Hoje são 43 municípios, com população estimada de 2,5 milhões de habitantes.

43639074_1975743599385780_6815151812056711168_o
Hospital atenderá a população de todos os municípios conveniados. Foto: ICISMEP
43765040_1975743662719107_932458733064159232_o
A obra está no estágio de superestrutura, e nesta semana será feita a quarta laje do primeiro pavimento. Foto: ICISMEP

ICISMEP

A Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – ICISMEP – é uma instituição pública de municípios que tem o objetivo de desenvolver, em conjunto, ações e serviços que venham a complementar a assistência à saúde da população da microrregião.

As maiores dificuldades encontradas pelos municípios hoje consorciados na gestão de saúde de sua população, era conseguir centralizar as informações de demanda e atendê-las satisfatoriamente. Nesse ambiente de crescente demanda por serviço público de saúde especializado e com qualidade, foi criado, em 1996, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba – Cismep, por 10 municípios que somaram esforços na busca de alternativas para os problemas comuns que, isoladamente, não conseguiriam resolver. Mais tarde, em 2014, a denominação contratual foi alterada, passando, então, de Consórcio para Instituição e com a nova marca: ICISMEP, isso sem alteração da sua função e razão de existir.

Em 2005 a Instituição começou a prestação de serviços e a partir de então, não parou de crescer. Hoje, ela é composta por 43 municípios da região e realiza cerca de 300 mil atendimentos e 8 mil cirurgias anualmente nas suas unidades (Betim e Brumadinho). Além disso, faz 6 milhões de procedimentos/ano por meio da gestão clínica e contratos de programa.

Presidida, atualmente pelo prefeito de Sarzedo, Marcelo Pinheiro do Amaral, a ICISMEP é mantida com verba do SUS e repasses mensais das prefeituras consorciadas. Integram o consórcio as cidades de Betim, Bonfim, Bom Despacho, Brumadinho, Carmópolis de Minas, Cláudio, Conceição do Pará, Contagem, Crucilândia, Esmeraldas, Estrela do Indaiá, Florestal, Formiga, Ibirité, Igarapé, Igaratinga, Itabirito, Itaguara, Itatiaiuçu, Itaúna, Juatuba, Lagoa da Prata, Leandro Ferreira, Mário Campos, Martinho Campos, Mateus Leme, Nova Serrana, Onça do Pitangui, Ouro Branco, Ouro Preto, Papagaios, Pará de Minas, Pequi, Perdigão, Piedade dos Gerais, Piracema, Pitangui, Rio Manso, São Gonçalo do Pará, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha, São Sebastião do Oeste e Sarzedo que representam uma população superior a 2,5 milhões de habitantes.