IFMG promove ciclo de palestras para debater ‘fake news’ e desafios do ensino

0
187

Os desafios da escola como lugar de conhecimento e informação diante da disseminação das chamadas fake news pela internet e redes sociais. Procurar caminhos para debater e enfrentar essa questão é o objetivo do ciclo de palestras “Desafios para o Ensino”, que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) promoverá, na próxima segunda-feira, 17 de setembro, de 14h às 17h, no auditório do Campus Betim (Rua Itaguassu 595, Bairro São Caetano), região metropolitana de Belo Horizonte.

Essa será a primeira edição do evento, idealizado pela Pró-reitoria de Ensino, com vistas a estimular a reflexão e aperfeiçoar práticas pedagógicas. Foram convidados para o debate a professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Edna Miola, e também os docentes do IFMG, Danilo Briskievics e Luciano Moreira. A mediação caberá a Antônio Marcos Murta, também professor do IFMG. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.ifmg.edu.br.


Neste primeiro encontro, o foco estará sobre os desafios para o conhecimento e informação na contemporaneidade. Em tempos de informação amplamente disponível, possibilidade de manipulação tanto pelos meios tradicionais quanto pelas redes sociais, disseminação das chamadas fake news, estudiosos do tema tentarão responder, entre outras questões, a uma pergunta principal: como a escola se afirmará como lugar de conhecimento e informação válidos? Conceitos como verdade, informação, conhecimento estarão em debate, tendo como pano de fundo a constante busca pela formação de cidadãos críticos e capazes de julgar e contribuir para o desenvolvimento da democracia.

Conheça um pouco mais sobre os palestrantes:

• Edna Miola (UTFPR) – Doutora em Comunicação Social. Atua nas linhas de pesquisa: Dilemas da Comunicação no âmbito do Estado: conflitos entre a Propaganda e o Interesse Público; Imagem, identidade e reputação; Comunicação, Marketing e as relações de consumo; Cultura, Economia e Políticas da Comunicação; Mídia e Práticas Socioculturais; Processos Comunicativos e Práticas Sociais; Comunicação e Política.

• Danilo Briskievics (IFMG) – Filósofo, doutorando em Educação. Autor de vários estudos sobre a prática escolar, especialmente a partir de Jean-Paul Sartre e Hannah Arendt.

• Luciano Moreira (IFMG) – Doutor em História. Atua, entre outras, na linha de pesquisa História e Culturas Políticas. Autor de estudos sobre história, cultura política, história da leitura e da imprensa.

Serviço:

Ciclo de Palestras “Desafios para o ensino”

Tema: Conhecimento e Informação na Contemporaneidade

Data: 17/09/2018

Horário: 14h às 17h

Local: IFMG – Campus Betim. Rua Itaguassu 595, Bairro São Caetano. Betim/MG

Inscrições gratuitas pelo site www.ifmg.edu.br