Abertura dos XXX Jogos Estudantis de Betim (JEB) será na sexta, 31

0
373

A abertura oficial dos Jogos Estudantis de Betim (JEB) será realizada nesta sexta-feira, 31 de agosto, no Ginásio Poliesportivo Divino Braga. Esse será o 30º ano do maior evento esportivo da cidade. Aproximadamente seis mil alunos participarão das competições. O evento é uma realização das secretarias municipais de Esporte e da Educação, com o apoio de todo o governo municipal. A abertura contará ainda com apresentações artísticas das escolas Municipal Margarida Soares Guimarães e Estadual Conselheiro Afonso Pena, além do sorteio de diversos brindes durante a cerimônia.

Devido às obras de revitalização que estão sendo realizadas no Horto Municipal Homero Gomes do Amaral , a primeira etapa das disputas, prevista para 1º e 2 de setembro, foi remarcada para 14 a 16 de agosto. Os jogos continuarão nos finais de semana seguintes, para maior interação entre participantes, familiares e comunidade em geral.

Competição de 2018
A edição 2018 contará com 55 escolas participando do evento. Em 2017 foram inscritos, em média, quatro mil alunos em 350 jogos. Para esta edição é esperado o aumento de aproximadamente dois mil atletas disputando 700 jogos. Além das oito modalidades disputadas no ano passado, a competição de peteca é uma novidade do campeonato.   Na última edição foram distribuídos 28 mil vales-transportes e 14 mil lanches entre os participantes. Neste ano serão distribuídos, aproximadamente, 37 mil vales e 19 mil lanches.

“O JEB é um evento tradicional que promove a integração na comunidade escolar. Nosso principal objetivo é proporcionar uma competição saudável e estimular a prática esportiva. Também será uma oportunidade única para a troca de experiências entre os professores e revelar novos talentos do esporte em nosso município”, afirma,  Pedro Pinto, secretário municipal da Educação.

Em sua primeira semana de jogos, as disputas serão realizadas no Horto Municipal e na Escola Municipal Clóvis Salgado, das 8h às 17h. Já o atletismo será sediado no Complexo Esportivo Riccardo Medioli.

A secretária Andrea Avelar ressalta que o sucesso do evento esportivo, o maior dentro do município, só é possível graças à parceria que a Secretaria Municipal de Esportes mantém com as secretarias envolvidas no campeonato. “É muito importante também que, depois de oito anos, a Secretaria Municipal da Educação volte a participar efetivamente dos Jogos Estudantis de Betim”, afirma.

Opinião dos atletas
A professora de educação física, Tatiana Pinho, atua na área há 18 anos e trabalha com os alunos nos Jogos Estudantis de Betim desde o início de sua carreira. Ela destaca que os jogos contribuem muito para a formação humana. “Os atletas aprendem o espírito de equipe; a questão do ganhar e perder e conviver com o outro. Esse é um momento em que os alunos têm uma formação como pessoa e como atleta”, conclui.

Tatiana conta ainda que participou dos Jogos Estudantis como atleta de handebol. “Foi minha primeira paixão por uma modalidade. Eu fazia parte da equipe da Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro. O campeonato foi um incentivo e a professora que me treinou, hoje, é minha colega de trabalho aqui na escola e isso é um grande incentivo para a carreira que sigo”, revela.

O aluno do 8º ano da Escola Municipal Margarida Soares Guimarães, Yam Marcel Alves, conta que já é a segunda vez que participa dos Jogos Estudantis de Betim (JEB). “No ano passado participei dos JEB e fui classificado para os Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG) e passei para a segunda fase que foi em Arcos. Foi bem legal poder sair da rotina. Eu nunca tinha ido a Arcos e Sarzedo. Eu tive uma interação maior com os alunos do 9º ano, que eu não conversava muito”, explica Yam.

Atletas destaques
Outra novidade será o título de atleta destaque. Serão eleitos um, casal de estudantes, pela avaliação da comissão técnica formada por funcionários da Secretaria Municipal de Esportes. Serão avaliados os seguintes critérios: participação em jogos, habilidade e disciplina. Os títulos serão entregues em cada edição do torneio.

jeb-betim-jogos
Foto: Secom Betim