Estão abertas as inscrições para o concurso público da Secretaria de Educação

0
180

São oferecidas 16 mil vagas para o cargo de Professor de Educação Básica de diversas disciplinas e 700 vagas para Especialista em Educação Básica

Interessados em participar do concurso público da Secretaria de Estado de Educação já podem fazer a inscrição, que deve ser realizada no site da Fundação Mariana Rezende Costa (Fumarc). A taxa de inscrição é R$ 70,00, e o prazo vai até o dia até 8 de março.

De acordo com o Edital SEE Nº. 07/2017, a partir de 16 de março, o candidato deverá conferir, no site da Fumarc, através da Lista das Inscrições Deferidas, se os dados da inscrição foram recebidos e o pagamento processado.

Estarão disponíveis 16 mil vagas para o cargo de Professor de Educação Básica (PEB) de diversas disciplinas e com 700 vagas para Especialista em Educação Básica (EEB). As oportunidades contemplam todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino.

Para as vagas de Especialista, não há distinção de habilitações: os servidores poderão atuar como orientadores educacionais, supervisores ou coordenadores pedagógicos, desempenhando funções fundamentais na organização da escola e no aprimoramento dos processos de ensino. Já os cargos de Professor abrangem várias disciplinas como História, Geografia, Química, Física, entre outras, que compõem o currículo básico dos anos finais do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio. Especificamente para esta carreira, as 16 mil vagas estão distribuídas entre 848 municípios mineiros, no universo de 852 municípios que contam com escolas estaduais.

“A realização do concurso segue rigorosamente diretriz política do governo de fortalecer os alicerces da estrutura da educação básica em Minas Gerais, investindo fortemente em reverter o quadro de precarização encontrado no início da gestão. Com base nas mais de 50 mil nomeações realizadas entre 2015 e 2017, nós já atingimos um patamar da ordem de 43% de servidores efetivos. Esse concurso vai nos possibilitar fazer com que os professores efetivos do Estado tornem-se maioria, pela primeira vez em muitos anos”, destaca o Subsecretário de Gestão de Recursos Humanos da SEE, Antonio David de Sousa Junior. São ofertadas vagas em 848 municípios mineiros.

Etapas

O concurso é dividido em duas etapas. A primeira consiste na aplicação das provas objetivas e a segunda na avaliação de títulos.

As provas objetivas vão contar com 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos didático-pedagógicos e conhecimentos específicos, e está prevista para o dia 8 de abril de 2018. Os candidatos terão como locais de provas todas as cidades-sede das Superintendências Regionais de Educação.