Cinco dicas para cuidar do cabelo e da pele no tempo seco

0
568

Texto produzido pela jornalista Nayra Andrade, no Blog ArredaPracá

Em viagens a lugares com o clima extremamente seco, ou quando as chuvas são menos frequentes, você já notou alguma mudança nos seus fios e na sua pele?

A baixa umidade tem efeito direto nas madeixas e é importante saber qual o melhor jeito de protegê-las. Como muitos já sabem, esse cenário de tempo seco pode trazer problemas à saúde, principalmente para quem tem problemas respiratórios. E sim, nossa pele e os cabelos também sofrem, uma vez que esse clima favorece a perda de oleosidade da pele e do couro cabeludo.

Então, é obvio que os cuidados devem ser redobrados com a pele e cabelos nesta época. Por isso, resolvi compartilhar 5 dicas para proteger a pele e os cabelos do tempo seco que tem sido muito bem aproveitadas no meu dia a dia:

1 – Hidratantes, óleos corporais e sabonetes glicerinados. O ar seco retira os líquidos da pele e das mucosas, provocando o ressecamento e a irritação da pele. O segredo é mantê-la sempre hidratada! E não se esqueçam da manteiga de cacau ou óleos naturais para os lábios, eles também precisam ser protegidos.

2 – Não dispense um bom creme leave-i. Os efeitos externos, como o excesso de calor, a luz solar e poluição, afetam as cutículas dos fios de maneira mais intensa por conta do tempo seco e baixa umidade do ar, isso faz com que os fios fiquem ressecados.

3 – Evite o banho quente, os shampoos anti-resíduos e o uso excessivo de adstringentes nessa época. Se for necessário, use em pouca quantidade, sem exageros. Eles retiram a oleosidade natural dos fios e da pele, deixando a pele e os cabelos ainda mais secos.

4 – Tente usar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou recipientes com água nos quartos de casa para amenizar a baixa umidade do ar. Uma boa dica também é evitar o uso constante do ar condicionado. Quando for dormir, coloque uma vasilha com água ao pé da cama. Além de ajudar com a umidade no quarto, ajuda a dormir e respirar melhor durante a noite.

5 – Beba água! Manter seu corpo hidratado é a melhor maneira para se proteger do tempo seco e manter sua pele e cabelos saudáveis.