Robótica Lego chega à São Joaquim de Bicas

0
259

As aulas são gratuitas, o curso terá duração de dois meses. Poderão participar das aulas estudantes da rede pública de ensino, que moram na cidade, com idades de 13 a 16 anos

Já começaram as aulas de robótica lego no Centro de educação artística, tecnológica e cultural –  Educarte, por lá os alunos estão aprendendo a arte de criar robôs. O que parece uma aula para fim de entretenimento na verdade carrega uma imensa responsabilidade. Os alunos terão em suas mãos as ferramentas para transformar o futuro; os robôs poderão possuir diversas capacidades, inclusive de executar ou melhorar funções em diferentes segmentos industriais de mercado.

Segundo o instrutor de robótica, Breno Vinícius, nas aulas que têm duração de 2 horas, são criados robôs de um modo intuitivo e criativo, que possuem a característica executora, ou seja, de executar tarefas e processos industriais.

A intenção da robótica lego é fomentar entre os jovens a vontade de criar novos mecanismos para alavancar o processo tecnológico industrial de nosso país.

 Parceria que deu certo

A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de São Joaquim de Bicas e os estudantes de robótica que moram em nosso município. O grupo replicará seus conhecimentos e ministrarão gratuitamente o curso de robótica lego para estudantes de 13 a 16 anos da rede pública de ensino.

 Sobre os instrutores

Os meninos fazem curso técnico no SENAI Betim, por lá, aprenderam a arte da robótica lego, se inseriram no ambiente de campeonatos, onde participaram e participam de diversas competições dentro e fora do estado conquistando diversas medalhas.

Visão de futuro
A intenção é transformar São Joaquim de Bicas num centro de formação de competidores de âmbito nacional e internacional. A prefeitura forneceu para o Educarte todo o material didático para as aulas.

Inscrições

As aulas de robótica lego acontecem nas terças e quintas-feiras, a partir das 13h, no Educarte, que fica na Rua Teixeira Lott, 109. Para participar das aulas o interessado deve ter entre 13 e 16 anos, ser estudante da rede pública de ensino. Para se inscrever o interessado deve comparecer no Educarte com um responsável maior de 18 anos, das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira, portando os seguintes documentos: Carteira de Identidade, uma foto 3×4 recente, CPF, comprovante de residência e um comprovante de escolaridade. Para mais informações ligue: 3534-9240 ou 93558-0122

Com a palavra o prefeito Guto Resende

“Valorizar a educação e os jovens é a bandeira do nosso governo que carrega o slogan “O futuro a gente faz agora”; nós só temos a possibilidade de construir um futuro melhor com pessoas mais esclarecidas e que tiveram oportunidades.”

Conheça o que mais o Educarte tem a oferecer

O Educarte começou suas aulas no dia 18 de setembro deste ano, com o intuito de promover o acesso à cultura, artes e informática gratuitamente. Vale lembrar que a gestão atual retomou o projeto que havia sido esquecido.

Até o momento o espaço possui mais de 600 inscritos, nas aulas de zumba, violão, balé, coral, violino, flauta, ritmos, dança do ventre, carimbó, informática e pintura.

Biblioteca Municipal

A partir de agora, a Biblioteca Municipal funciona no Educarte, das 8h às 17h. O espaço que é aberto ao público conta com um extenso e variado acervo, além de oficinas e contação de histórias.