Olho Vivo é promessa de mais segurança para Igarapé

0
249

Tenente Sander fala sobre o andamento do projeto  

O cidadão de Igarapé espera pela conclusão do Projeto Olho Vivo, que é um sistema de vídeo de monitoramento para vias públicas da cidade. Câmeras, conversores ópticos e programa de gravação de imagens são alguns dos materiais necessários e que compõe o serviço que poderá oferecer mais segurança à população.

O projeto, idealizado pela Polícia Militar e demais membros do Governo e da sociedade civil, já foi encaminhado para o Ministério Público, responsável pela liberação do recurso que será investido no município.  A solicitação é de que 10 câmeras de alta resolução sejam instaladas, além de um drone de apoio aéreo.

De acordo com o comandante do 1º pelotão da Polícia Militar, tenente Sander Alves Ramos, os locais de instalação das câmeras já foram definidos, respeitando uma lógica de mapeamento que priorize as áreas mais sensíveis à criminalidade. “Estamos dependendo só do ‘ok’ do Ministério Público. Já foram entregues o projeto e os quatro orçamentos”, comentou o tenente, informando também que há 95% de chance da aprovação do Olho Vivo em Igarapé.

Durante entrevista, o tenente Sander Alves Ramos ressaltou que os promotores de Justiça Mauro da Fonseca Ellovitch e André Sales Dias Pinto, atuantes nas áreas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano e Infância, Juventude e Patrimônio Público têm colaborado grandemente para que o Projeto Olho Vivo saia do papel. A previsão é de que ainda neste ano, ou no início do ano que vem, saia o resultado com provável aval do Ministério Público.

População integrada

A população também poderá fazer parte do sistema de monitoramento. O cidadão que tiver interesse de colocar uma câmera de segurança em sua residência deverá entrar em contato com a PM, responsável por apresentar as exigências de padrão das câmeras, para que, assim, elas também sejam incluídas pela central de monitora da polícia. Esse gasto é de responsabilidade do interessado.