21 bairros sem esgotamento sanitário

0
1303
Esgoto no bairro Vila Madalena.

Sem serviços da COPASA, moradores reivindicam melhorias

Falta de esgotamento compromete ruas do bairro Pousada Del Rey.
Moradores do bairro Pousada Del Rey convivem com falta de saneamento básico.

Igarapé é um dos municípios que integram a região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016 a população estimada era de 40.468 habitantes. Embora seja uma cidade em pleno crescimento, e com importante papel na produção agrícola, Igarapé ainda tem 21 bairros sem serviço de saneamento básico.

No Plano Municipal de Saneamento Básico, documento que descreve a situação do sistema de esgotamento, consta que o serviço é gerado e operado pela COPASA. Os locais que não são contemplados pela rede de esgoto utilizam, de forma precária, foças rudimentares, lançamento de esgoto a céu aberto ou diretamente em mananciais e ligações clandestinas.

Conforme a Lei Municipal nº 1.130 de 04 de dezembro de 1998, Igarapé firmou o contrato de concessão com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, tornando-a a encarregada e responsável por executar obras de implantação, ampliação ou melhoria dos respectivos sistemas. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da COPASA, que não respondeu ao questionamento sobre por que alguns bairros continuam com a necessidade do atendimento básico.

A moradora do bairro Pousada Del Rey, Renata Moreira (40), comentou sobre as dificuldades de conviver com o descaso e mesmo com os riscos à saúde devido à falta de atendimento do serviço básico. “É um tormento. E há uma cobrança na conta de água sobre a taxa de esgoto que não é oferecido. Uma coisa que a gente paga e não consegue. Todos têm fossa, e quando enche temos que pagar para desentupir, o que é um gasto a mais. Tem 10 anos que eu moro aqui e não teve nenhuma melhoria”. Renata Moreira também falou do incômodo causado pelo mau cheiro e a exposição de resíduos pela rua, que oferece riscos principalmente para as crianças, que costumam andar descalças no local.

Os bairros que ainda não contam com o sistema de esgotamento são: Pousada, Novo Igarapé, Atenas, Vivenda Santa Mônica I e II, Curralinho, Condomínio Fazenda Mirante, Aparecida, Nova Esperança, Maracanã, Canarinho, Panoramas Industriais, Planalto, Ouro Velho, Condomínio Gran Viver, Condomínio Solar, Condomínio Vila Igarapé, Condomínio Gran Royale, São Francisco, Condomínio Vista da Serra e Recanto dos Igarapés.